NÃO TENTE AJUDAR A DEUS




1 CRÔNICAS 13


INTRODUÇÃO:


Era um dia de grande alegria para os Israelitas. Depois de 40 anos de desprezo e indiferença, a arca de Deus estava voltando para ficar no meio do povo de Deus.
“Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com címbalos e com trombetas”. 1 Crônicas 13.8.


No auge da celebração, de toda festa, os bois que puxavam a arca tropeçaram e a arca estava em cima do carro. UZÁ estendeu a mão e a segurou.


Ele morreu instantaneamente castigado pela ira do Senhor. Aquele dia de alegria tornou-se um dia de tristeza e luto.


O que fugiu ao script? O que aconteceu de errado para que a IRA do Senhor viesse sobre a vida de um BOM HOMEM? A intenção de UZÁ não era apenas proteger a santidade da Arca?


Por que muitas vezes nossos dias de festa se transformam em dias de luto? Porque muitas vezes Deus sabe de nossas melhores intenções, porém, não é sua vontade, não há sua bênção, há ira?
UM COMEÇO ERRADO


A busca da arca, na verdade, era a busca da presença manifesta de Deus entre o povo.


“Então Davi com todo o Israel subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do Senhor, que se ASSENTA ACIMA DOS QUERUBINS”. 1 Crônicas 13.6.


Não há dúvida de que ter o Senhor por perto é a coisa mais acertada que podemos fazer. Porém, será que há uma maneira certa de buscarmos sua presença? Existe uma fórmula certa para tê-lo por perto?


ASSUMINDO NOSSOS ERROS


A Busca Humana e as Negociações Políticas em Nosso Favor – Davi primeiramente tentou ter o apoio das pessoas importantes de Israel.


“E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes”. 1 Crônicas 13.1.


Erroneamente pensamos que o apoio de pessoas influentes podem nos sustentar em nossas decisões. Assim, procuramos ter amigos influentes, estarmos próximos de políticos, termos por padrinhos pessoas ricas.


Nosso grande erro é nunca buscar ao Senhor primeiramente.


O Desejo de Ouvirmos o Que o Povo Pensa e Não o que Deus Pensa – Davi saiu em busca da aprovação popular. Queria saber qual era a opinião pública a respeito de sua intenção: Trazer a arca do Senhor.


“E disse a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, Se vem isso do Senhor,... tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não nos valemos dela”. 1 Crônicas 13.2-3.


Davi preferiu a opinião do povo à da opinião do Senhor. Na verdade SE algo vem do Senhor, por que precisamos saber “SE BEM VOS PARECE”.


APLICAÇÃO: Não podemos seguir a opinião do povo, a aprovação popular e colocar esta acima dos planos de Deus. Não posso achar que o povo fala em nome de Deus, pois nunca na história bíblica falou.


A Aprovação Popular Justifica Nossa Independência do Senhor – Davi agradou a opinião publica e não se preocupou em agradar a Deus.


“Então toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu justo aos olhos de todo o povo”. 1 Crônicas 13.4.


Quando o povo apoiou a Davi, ele não queria saber mais se era vontade de Deus ou não. Muitas vezes somos levados não pela vontade soberana do Senhor, mas pela vontade do meu povo, do meu pai, da minha mãe, da minha esposa, da minha igreja.


APLICAÇÃO: Não podemos errar em querer agradar aos homens se primeiro não agradarmos a Deus.


Davi errou porque ele buscou primeiro as pessoas em vez de buscar ao Senhor. No começo de qualquer conquista começa no Senhor.


AS DECISÕES ERRADAS


O Carro Novo – O zelo de Davi e do povo não faltou. Fizeram todas as preparações para que a arca fosse trazida à Jerusalém em toda a sua glória. Toda sua intenção era glorificar ao Senhor, porém, Davi se esqueceu de que é melhor obedecer do que sacrificar.


“Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe; e UZÁ e AIÔ guiavam o carro”. 1 Crônicas 13.7.


Davi se esqueceu de que para tudo em sua vida existia uma palavra de Deus que governava suas decisões.


“Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; meterás os varais nas argolas aos lados da arca, PARA SE LEVAR POR MEIO DELES A ARCA. Os varais ficarão nas argolas e não se tirarão dela” Êxodo 25.13-15.


APLICAÇÃO: Nossos muitos erros decorrem de nossa ignorância bíblica daquilo que Deus já estabeleceu para mim e para você.


“O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento”. Oséias 4.6.


Tentarmos Ajudar a Deus – A arca de Deus era uma das coisas mais sagradas que pertencia ao santuário do tabernáculo.


“Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu UZÁ a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram”. 1 Crônicas 13.9.


Havia uma proibição do Senhor que ninguém, até mesmo os sacerdotes consagrados tocasse ou olhasse para a arca.


“Havendo, pois, Arão e os seus filhos... acabado de cobrir o santuário e todos os móveis dele, então, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas, nas coisas santas, não tocarão, para que não morram... Arão e seus filhos entrarão e lhes designarão a cada um o seu serviço e a sua carga. Porém, os coatitas não entrarão, nem por um instante, para ver as coisas santas, para que não morram”. Números 4.15-20


A reação natural de UZÁ fora a de ajudar. Estendeu a mão para segurar a arca, protejê-la. Porém, ao tocá-la ele desprezou o mandamento do Senhor.


Davi tomou decisões sem pensar na vontade de Deus. Ele estava preocupado mais com a aprovação do povo do que com a vontade de Deus.


Quem busca a Deus tem que estar preparado para abrir mão de suas vontades. Quem busca a Deus tem que conhecer sua palavra e vontade.


LIÇÕES QUE PROPORCIONAM VIDA


“Então, a ira do Senhor se acendeu contra UZÁ e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus. Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra UZÁ... Temeu Davi a Deus, naquele dia e disse: Como trarei a mim a ARCA DO SENHOR?” 1 Crônicas 13.10-12.


Davi estava arrasado. Deus tirou a vida de um de seus servos. A arca do Senhor ainda estava pelo caminho.


Se for tão duro buscar a presença de Deus, quem conseguirá? Quem a encontrará?


As intenções de Davi poderiam ser nobres, mas ele violou a autoridade da PALAVRA DE DEUS quando mudou a maneira de carregar a arca.


Davi pensou que sua maneira de carregar a arca era tão boa quanto usar os varais.


A autoridade de Deus se baseia naquilo que ele nos revela em sua Palavra. Toda nossa vitória está relacionada a autoridade da Palavra de Deus. HÁ PODER EM SUA PALAVRA.

CONCLUSÃO:

Líderes Erram – Davi era um homem segundo o coração de Deus. Todos confiavam na grande visão dele para trazer de volta a arca do Senhor. Mas Davi deixou de estar debaixo da autoridade de Deus que é a palavra.

O que Parece Certo Nem Sempre é – Toda a congregação se alegrava e dançava ao lado da arca no carro novo, mas UZÁ morreu pela falta de obediência a palavra do Senhor. Ninguém estava ali para dizer que havia erro, que estava tudo errado.

Devemos Respeitar a Autoridade de Deus – Davi e Uzá conheciam a palavra, mas deixaram de segui-la a risca.

OLHA O LADRÃO, VOCÊS NÃO ESTÃO ME OUVINDO.

Um comentário:

RODRIGO disse...

eita eis que o site criou vida...rsrsrs forte mensagem boa