NOTÍCIAS


MEC anuncia novas datas para Enem

Mas as provas vão coincidir com os vestibulares de algumas universidades e com concursos públicos. O Ministério acredita que esses vestibulares terão a data modificada.


O Ministério da Educação anunciou nesta terça que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio será no primeiro fim de semana de dezembro.

Mas esse novo Enem vai provocar a mudança de datas de uma série de vestibulares em todo o Brasil.

Mais de quatro milhões de estudantes esperavam por essa decisão: as novas provas vão ser nos dias 5 e 6 de dezembro. Nos mesmos horários: sábado e domingo a partir de uma da tarde. E os alunos vão poder mudar a cidade escolhida para fazer o exame. Para isso, terão que se cadastrar pela internet.

Até agora, o ministério já identificou que a nova data do Enem coincide com vestibulares de pelo menos três universidades federais: Sergipe, Santa Catarina, e Juiz de Fora, em Minas Gerais. coincide também com as provas do programa de avaliação seriada da Universidade de Brasília e com dois grandes concursos públicos: o do IBGE e o da Receita Federal.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, conversou por telefone com os reitores dessas universidades e com representantes do IBGE e da Receita. Disse que ouviu deles o compromisso de adiar as provas. Mas nem todos confirmam essa decisão.

O MEC também negocia com outras 5 universidades estaduais que também têm provas marcadas para a mesma data. Mas o ministério ainda não tem um levantamento completo para saber se há outros vestibulares nos mesmos dias do Enem.
Em reunião em Brasília, foi acertado o esquema de segurança para o Enem. A Polícia Federal vai acompanhar a prova desde o momento em que ela for retirada do cofre do MEC. Os Correios vão recolher e distribuir as provas pelo país num esquema especial.

“O enem é um icone, um símbolo nacional. O desafio do estado brasileiro é garantir que esse ícone seja reconhecido como tal, respeitado, seguro, e que ele consiga proporcionar pra juventude justamente um rito de passagem da educação básica pra superior de maneira segura”, acredita disse Fernando Haddad.

Por causa da mudança da data da prova, a universidade de campinas decidiu não usar a nota do Enem no vestibular deste ano.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vai mudar o dia da segunda fase do vestibular para 13 de dezembro.

Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário: