Trem-bala trará oportunidades para a região em 2014
O trem-bala que ligará as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo deve ficar pronto para a Copa do Mundo de 2016, que será realizada no Brasil. O prazo é estipulado pelo governo federal. Mesmo faltando cinco anos para o transporte de alta velocidade ser implantado, as expectativas são das melhores. E até mesmo para a região de Limeira, uma vez que o trecho ligará Campinas ao Rio de Janeiro. "É uma grande oportunidade de desenvolvimento para a nossa região", fala o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP). Ele é de Americana.
Macris, que é membro da Comissão de Transporte da Câmara dos Deputados, sugere outras alternativas de percurso para o trem-bala. Ele cita, por exemplo, estações em Jundiaí, São José dos Campos, Aparecida, uma cidade carioca (cujo nome não está definido) e, finalmente, parada no Centro do Rio. Para incrementar o projeto brasileiro, deputados - dentre eles, Macris - estão avaliando o transporte de trem em outros países. Há poucos dias, eles visitaram a Coreia.
Para o deputado, Limeira e toda região serão beneficiadas com a implantação do transporte de alta velocidade. "Já é uma grande conquista. Campinas está bem pertinho de nós e a implantação deste trecho nos oferecerá conforto e rapidez", cita. E não é apenas o transporte férreo que, na avaliação de Macris, trará ganhos para a região.
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, deverá atingir, em breve, 70 milhões de passageiros/ano. "Trata-se do maior aeroporto da América Latina de carga e passageiros. É uma importante ponte de exportação, que traz aumento da arrecadação", observa.
SEMINÁRIO
Na semana passada, participantes de um seminário sobre o sistema ferroviário brasileiro, nas dependências da Câmara Federal, em Brasília, apontaram a necessidade de ampliar com urgência a malha férrea do País, que hoje possui 28.831 quilômetros de extensão. O transporte ferroviário, disseram representantes do governo e do setor, é vantajoso para ligar locais de produção do interior do País aos portos, com grande capacidade para cargas e eficiência energética.
Atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apenas 10.930 quilômetros da malha férrea existente são efetivamente explorados. Os trilhos estão concentrados principalmente na região Sudeste, havendo um vazio no Nordeste e no Centro-Oeste. E o principal produto transportado é o minério de ferro, representando 3/4 do volume total transportado
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Macris, que é membro da Comissão de Transporte da Câmara dos Deputados, sugere outras alternativas de percurso para o trem-bala. Ele cita, por exemplo, estações em Jundiaí, São José dos Campos, Aparecida, uma cidade carioca (cujo nome não está definido) e, finalmente, parada no Centro do Rio. Para incrementar o projeto brasileiro, deputados - dentre eles, Macris - estão avaliando o transporte de trem em outros países. Há poucos dias, eles visitaram a Coreia.
Para o deputado, Limeira e toda região serão beneficiadas com a implantação do transporte de alta velocidade. "Já é uma grande conquista. Campinas está bem pertinho de nós e a implantação deste trecho nos oferecerá conforto e rapidez", cita. E não é apenas o transporte férreo que, na avaliação de Macris, trará ganhos para a região.
O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, deverá atingir, em breve, 70 milhões de passageiros/ano. "Trata-se do maior aeroporto da América Latina de carga e passageiros. É uma importante ponte de exportação, que traz aumento da arrecadação", observa.
SEMINÁRIO
Na semana passada, participantes de um seminário sobre o sistema ferroviário brasileiro, nas dependências da Câmara Federal, em Brasília, apontaram a necessidade de ampliar com urgência a malha férrea do País, que hoje possui 28.831 quilômetros de extensão. O transporte ferroviário, disseram representantes do governo e do setor, é vantajoso para ligar locais de produção do interior do País aos portos, com grande capacidade para cargas e eficiência energética.
Atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apenas 10.930 quilômetros da malha férrea existente são efetivamente explorados. Os trilhos estão concentrados principalmente na região Sudeste, havendo um vazio no Nordeste e no Centro-Oeste. E o principal produto transportado é o minério de ferro, representando 3/4 do volume total transportado
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Fonte: Jornal de Limeira
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