A VITÓRIA DA HUMILDADE

Junto a um riacho encontravam-se um belo e possante carvalho e um singelo junco.
Todos os dias o carvalho imponente, de tronco forte e largo e ramagem frondosa, olhava para o aparentemente "frágil" junco e jocosamente lhe dizia:

"Amigo junco, tenha cuidado... se vem uma tempestade, leva-te embora para nunca mais seres encontrado!! Agora a mim... daqui nada me moverá!!"

Pois um dia chegou onde uma TEMPESTADE como nunca antes tinha sido vista, assolou todo o vale, e enquanto o carvalho endurecia e resistia aos ventos fortíssimos, o junco flexível dobrava ao seu sabor... O vento aumentava e o carvalho agarrava-se com as suas fortes raízes, enquanto ao seu lado o junco dobrava mais...

O vento foi tão poderoso que o carvalho foi arrancado do chão e atirado para o lado... No final o junco voltou ao normal, pensando o quanto o tinha servido ser flexível.

O carvalho olhou para  o junco, e disse:
-Eu não acredito! Como isso é possível? Eu, o grande, forte e quase invencível carvalho, estou aqui arrasado, destruído e com a cara no pó. E você  miserável criatura, está de pé e sobreviveu ileso à tempestade. Como?

Humildemente, o pesinho de junco, respondeu:
-Nós temos, realmente, uma grande diferença, senhor carvalho, chamada FLEXIBILIDADE. Quando a tempestade me surpreendeu, tentando me derrubar, eu fui me curvando, cada vez mais, até tocar o chão. E assim eu permaneci, até que a tempestade cessasse. Mas agora que ela se foi, eu me levantei. O segredo de ser grande é ter CAPACIDADE para SE CURVAR.

O carvalho, humilhado pela circunstância, teve que aceitar aquela verdade: prostrado você é maior!
Deus sabe como tirar proveito das tragédias!
Mesmo quando não enxergamos bem algum numa situação, DEUS se MOVE naquilo que parecia perdido e faz surgir um RECOMEÇO glorioso.
Salomão disse: "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas;"Eclesiastes 7:8

Nos momentos de crise e desespero, onde está o seu abrigo? Quando as tempestades contrárias se levantam e ameaças de mortes se surgem de todos os lados, onde você busca refúgio e proteção?
Temos que agir com sabedoria e humildade, na hora do perigo, na bíblia vemos um grande exemplo do Rei Ezequias diante das afrontas de Senaqueribe, ele orou dizendo:
"Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus, "2 Reis 19:19
Deus respondeu seu clamor e enviou um anjo para socorrê-lo.
O segredo está em nos humilharmos diante do Senhor.

O ORGULHO é nocivo e destruidor. Ele pode ser uma arma poderosa nas mãos do inimigo para retardar o cumprimento das promessas e das bençãos de Deus em nossas vidas.
Deus não agirá segundo nossos termos e exigências. Ele é SOBERANO em sua vontade e tem seus próprios meios para trazer até nós as suas dádivas.

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."1 Pedro 5:6-7

Nenhum comentário: